Ginástica Lian Gong conquista idosos na praça Negrão de Lima

Como informamos brevemente na edição anterior, desde o dia 5 de outubro, os moradores do bairro estão participando da ginástica Lian Gong, que acontece gratuitamente, às segundas e quintas-feiras, de 7h30 às 8h30, na Praça Negrão de Lima. É uma promoção à saúde, oferecida pelo movimento “Tô de Alta”, coordenado por Jussara Sílvia Ferreira e a Associação dos Moradores do Bairro Floresta – FloLeste, com apoio da Prefeitura Municipal. A ginástica é oferecida a pessoas de todas as idades, sendo ministrada pela fisioterapeuta Andréa Cioglia Pereira Diniz.

Segundo Andréa, a Lian Gong é uma técnica chinesa que ajuda a fortalecer o corpo com exercícios simples e prazerosos. “Esta ginástica, em dezoito terapias, consiste num trabalho persistente de treinar o corpo para transformá-lo harmoniosamente, incluindo mais o paciente no tratamento e conquistar mais adesão. Especialmente projetado para a prevenção e o tratamento de dores no corpo, o Lian Gong tem como característica básica o fato de tratar objetivamente e com simplicidade, de problemas específicos”, ressaltou.

 

Combate às Dores

As aulas de Lian Gong exercitam todas as partes do corpo, inclusive os órgãos internos, fortalecendo-os e combatendo dores. Andréa disse que o Lian Gong é voltado para todas as faixas etárias, mas pode ser especialmente benéfico para a terceira idade devido à consciência corporal que se adquire com a prática, além de auxiliar a reverter as limitações advindas com o tempo. “É um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integra a tradição milenar das artes corporais chinesas aos modernos conhecimentos da medicina ocidental”, destacou.

Em sua forma completa, O Lian Gong compõe-se de três partes, sendo cada uma delas com 18 exercícios. A primeira parte, chamada de anterior, previne e trata dos desequilíbrios e dores nas articulações, músculos e tendões. As três séries enfocam pescoço, ombros, costas, região lombar, glúteos e pernas.

A segunda parte, chamada de posterior, previne e trata inflamações nas articulações e tecidos, assim como disfunções orgânicas. Nessa série, o foco são as articulações dos membros superiores e inferiores e os órgãos internos. A terceira e última parte é composta por exercícios que visam fortalecer as funções do coração e do pulmão, atuando sobre as infecções da via respiratória.

Muita gente já aderiu à ginástica, que além de ser uma ótima prática de exercícios, ainda possibilita a integração social. Antônia Bueno está vibrando com a ginástica. “Uma excelente iniciativa, pois está melhorando minhas dores, é uma ginástica leve que me deixa mais animada. Além disso, saio de casa e convivo com um grupo muito bom”.

Quem também destaca a oportunidade de convivência através da Lian Gong é Maria Lúcia Alves Lima. “Esta ginástica está me levando a conhecer mais pessoas do bairro, a estreitar mais minhas relações sociais. Os exercícios são ótimos para o cérebro e para estimular o corpo”, disse. Marisa Santos comentou que sentia falta de uma atividade coletiva como esta e que “está sendo uma boa experiência tanto para o corpo, com os exercícios, e para o espírito, por causa da convivência”. Os interessados podem ir direto à praça, nas segundas e quintas, às 7h30 e praticar a ginástica.



Artigos relacionados

Momo: da folia de guloseimas na Floresta ao reinado em Belo Horizonte

Momo é o nome do rei do carnaval – a festa mais popular dos brasileiros. Momo lembra alegria, descontração, celebração

Floresta reflorestada: bairro ganha novas espécies e o plantio de mais de duzentas árvores

O bairro Floresta recebeu nos últimos quatro meses o plantio de mais de 200 novas árvores e vai ganhar mais

FloLeste: Sempre a segurança

Beth Sily  – Associação de Moradores da Floresta O assunto parece repetitivo, mas a cada mês surge um novo problema

Sem comentários

Escreva um comentário
Ainda não há comentários Você pode ser o primeiro a comente este post!

Escreva um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*