Perfil do jornal

Voltar à página inicial
Perfil do jornal

A criação do JORNAL DA FLORESTA em novembro de 2008 foi a realização de um sonho de alguns moradores, que enxergaram neste veículo de comunicação comunitário a possibilidade de buscar melhorias para o bairro e para os que moram ou frequentam aqui. Mas, também, o enxergamos como um meio para descobrir e revelar o que há de positivo na nossa região, como opções de lazer, entretenimento, saúde, infraestrutura, comércio, serviços, além de contar histórias fantásticas que somente um bairro centenário e com tantas raízes poderia ter.

Nossa missão, seguida à risca ao longo desses mais de 10 anos, é ser um porta-voz da comunidade em busca de uma maior qualidade de vida para o bairro; ser um jornal positivo, objetivo e moderno capaz de informar, entreter, ser útil e agradável aos leitores; além de desenvolver um trabalho social junto aos líderes comunitários que julgamos ser obrigatório a todo veículo de comunicação.

Pensando na qualidade de vida, que é nosso maior foco, procuramos priorizar as pautas sobre questões que impactam diretamente na vida dos moradores, revelando e detalhando problemas, sejam grandes ou pequenos, indo direto ao ponto e, consequentemente, pressionando e cobrando dos órgãos públicos ou responsáveis legais a resolução dos mesmos.

Mas, também, com o intuito de fazer um outro tipo de jornalismo, que é de contar boas histórias, sempre buscamos enaltecer o que há de positivo por aqui. Nós vivemos em um dos locais mais tradicionais de Belo Horizonte, que nasceu há mais de cem anos ainda quando a capital começava a ser construída. Com isso, descobrimos histórias fantásticas, contadas em várias esquinas do bairro, por gerações que moram na Floresta a vida inteira.

Focamos muito ainda em pautas como serviços, opções de lazer, infraestrutura, revelando aos moradores tudo o que precisam saber e em todas as plataformas possíveis  — hoje o JF está na versão impressa, no site, além das redes sociais, nos formatos de texto, vídeos, áudios e fotos.

Nosso jornal é pautado única e exclusivamente por temas que estejam diretamente ligados ao bairro. Algumas matérias até são feitas sobre assuntos gerais relevantes, mas sempre sob a ótica dos moradores e os impactos que a questão abordada traz para nossa região.

O JORNAL DA FLORESTA faz parte do dia-a-dia da região, buscando ser um verdadeiro espelho do que é nosso bairro. Somos como a maioria dos que têm o prazer de viver na Floresta: admiradores encantados pelas belezas que aqui existem, mas, ao mesmo tempo, moradores engajados em lutar para transformar “nossa casa” em um lugar ainda melhor para se viver.

PERFIL

VERSÃO IMPRESSA

PERIODICIDADE: Mensal

TIRAGEM: 10.000 exemplares

DISTRIBUIÇÃO: Gratuita

CIRCULAÇÃO: Nas residências e estabelecimentos comerciais da Floresta. A distribuição atinge um público direto de aproximadamente 15 mil moradores que fazem parte da área interna e externa da avenida do Contorno. O JORNAL DA FLORESTA também conta com 12 pontos de distribuição espalhados pelo bairro, onde o morador pode ter acesso gratuito ao exemplar impresso.

FORMATO: Tabloide americano

IMPRESSÃO: Papel jornal com todas as páginas coloridas

VERSÃO DIGITAL

Notícias factuais veiculadas de acordo com a demanda no site, onde hospedamos ainda todo conteúdo já produzido pelo JF desde a criação em 2008. No site é possível encontrar ainda galeria de fotos, vídeos, matérias especiais, versão digital diagramada para impressão, etc. Temos ainda nossas páginas nas redes sociais no Instagram e no Facebook, onde divulgamos em primeira mão tudo o que acontece no bairro.